sexta-feira, 21 de agosto de 2009

E o circo pega fogo!


Durante anos a rede globo reinou absoluto. Crianças, jovens, adolescentes e idosos disputavam o controle remoto, para assistir a programação da emissora global. As concorrentes disputavam por um singelo segundo lugar. Aos domingos, o embate era acirrado: o SBT, a maior concorrente da rede globo, apostava no Domingo Legal, apresentado pelo Gugu Liberato (atualmente na Record), enquanto a Globo insistia no Domingão do Faustão.

A Tv carioca liderava sempre. Possuia uma grande equipe, ótima programação e apoio político. A fórmula perfeita para o sucesso. O SBT, com suas novelas mexicanas, ia ficando cada vez mais para trás.

A emissora do falecido Roberto Marinho só tinha motivos para comemorar. Mal sabia ela que o Bispo Edir Macedo pretendia "virar" o jogo. Então, a Rede Record foi crescendo e assumiu a vice-liderança. Investiu em programas como "Hoje em Dia" e "O melhor do Brasil", apostou na reformulação dos telejornais, e arriscou na produção de telenovelas, inclusive "Mutantes", uma imitação barata de X-Men e Heroes. A Globo ainda estava na liderança, porém a preocupação passou a rondar os bastidores da emissora carioca. Nesse período, até a eterna "Rainha dos Baixinhos" ficou na geladeira por uns tempos.

O embate dividiu os telespectadores. Os anti-globais aprovavam o crescimento da Record. A emissora do Bispo Edir Macedo finalmente deslanchou! No entanto, rondava a suspeita de que o dinheiro investido na citada empresa de comunicação era, na verdade, doações de fiéis da igreja Universal. Vale lembrar que o Bispo Edir Macedo é o fundador dessa Igreja.

E, entre casos e acasos, chegamos aos cenário atual: a exposta e patética troca de farpas entre as emissoras. Eu acredito que ambas são culpadas. Uma, como eterna manipuladora, sempre infiltrada nas jogadas políticas. Outra, uma grande "mina" (dinheiro e marketing) do bispo. Como diria Gabriel, o Pensador, "a programação existe pra manter manter você na frente da Tv, que é pra te entreter, que é pra você não ver que o programado é você."

A disputa é entre tubarão. Mas, olhando pelo lado positivo, a concorrência estimula a melhoria do produto. De uma coisa eu sei: fui extremamente feliz assistindo as séries da extinta Tv Manchete!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário