domingo, 20 de setembro de 2009

Velha infância...


Tava qui pensando com meus neurônios agitados o quanto esse povo de hoje sofre de estresse.. Agora tudo é frescura! Quando criança (não faz tanto tempo assim!), se eu quebrasse um vaso, apanhava.. Hoje, a criança não pode apanhar, porque corre o risco de acusarem o pai de espancamento (to falando a surra de leve, e deixo claro que sou contra a onda de violencia na criança!)..

Se eu ficava triste, era porque minha mãe não tinha deixado eu ir brincar na rua com o povo, mas nunca porque eu tava entrando em depressão ou tinha algum trauma.

Psicólogo?? Só se fosse o padre, que minha mãe me dizia que eu tinha que ir me confessar...

Rebelde? Não, eu ouvia Chiquititas, Sandy e Junior e os discos antigos da Xuxa..

Sonho de consumo?? Era me empanturrar de sorvete e chocolate, ganhar uma bicicleta e um banco imobiliário e assinatura dos gibis da turma da monica..

Jogos de computador que nada! A onda era ir pra rua e brincar de gude, amarelinha, bandeirinha, baleado, sete pedras, garrafão, esquina-esquina (lembrando que os pequenos eram café-com-leite)..

Poupança?? Nossos dinheiros ficavam guardados nos cofrinhos (os famosos porquinhos)..

Coleçao de sapatos, roupas? Colecionavamos mesmo era posteres de famosos e figurinhas de album, para trocarmos por brindes nos pontos de troca (eu nunca ganhei nada!)

Sandálias de salto?? Só se eu experimentasse escondido as de minha mãe! Eu usava mesmo era aquelas melissas (umas que pareciam uma cara de sapo.. hahah)

Desfile de moda era me vestir de anjinho e ir nas festas da padroeira.. (saudade!)

Ah, tinhamos os clubes do bolinha e da luluzinha. Mas na hora de brincar, era menino e menina junto, e nossos pais não tinham que se preocupar com namoro.. Detalhe: quando queriamos beijar alguem não tinha essa de ficar, esquema.. Apelávamos para o "salada mista" (caiu no poço).. hehehe

Os desenhos passavam longe de "as tres espiãs" ou dragonboll.. Era tom e jerry, picapau, luluzinha, pernalonga, pato donald, ursinhos carinhosos, caverna do dragão...

A merenda ideal era um pacote de micão (que custava 1 real) e q'suco de uva.. (hahahaha)

E foram tantas as brincadeiras... Momentos.. Pessoas que form e ficaramm.. Penso sempre se as gerações futuras ainda saberão a delícia de ter uma infância doce e inocente. Mas certamente meus pais falavam a mesma coisa.. As coisas evoluem ,tudo muda, mas é importante apenas que saibamos passar os valores antigos (hoje tao banalizados) à nossas crianças... E, parafraseando Belchior, aceitar que, apesar de amarmos o passado, o "novo" sempre vem..


Nenhum comentário:

Postar um comentário