sexta-feira, 23 de abril de 2010

Farmacias e medicos: alianças do mal




Todo mundo alguma vez já esteve doente. E, em tal condição, a depender da gravidade, é comum ir ao medico. Este, por sinal, prescreverá o medicamento ideal para a terapia. Até aí, nada anormal. No entanto, este simples ato de emitir uma receita para um paciente, pode ser, para alguns médicos, uma fonte de renda.

Segundo denúncia feita ao Fantástico, algumas farmácias de manipulação oferecem comissões para que os médicos encaminhassem os pacientes para determinada farmácia, ou adquirissem um medicamento de uma marca especifica. O valor estimado do "pagamento" oscilaria entre 25 a 45%.

Para o paciente, essa aliança implicaria no uso e compra de medicamentos mais caros, porém nao mais potentes. Vale ressaltar que a idéia errônea de que um medicamento de marca é mais potente que um genérico, pode ser também uma dessas estratégias. É importante que o consumidor saiba que o genérico, para ser aprovado, passa por uma série de testes, nos quais devem evidenciar compatibilidade com o medicamento de marca, quanto ao principio ativo, biodisponibilidade, bioequivalencia, etc.

É preciso que a população permaneça alerta! E pelo visto, as universidades de medicina devem ficar atentas ao fato de uma possivel falha no ensino da Bioética!

Nenhum comentário:

Postar um comentário